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16 de outubro é o Dia Mundial do Pão - Pão industrializado está presente em 95,4% dos lares da região metropolitana de SP e em 91,8% no interior do estado

 

 

No próximo dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão e para marcar a data, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), divulga os dados da terceira edição da pesquisa sobre hábitos de consumo de pães, realizada pela consultoria Kantar WorldPanel.

De acordo com o estudo, os pães industrializados (forma branco e integral, com grãos, de hambúrguer, bisnaguinhas entre diversos outros tipos) têm 95,4% de penetração na Grande São Paulo e respondem por 28,3% (20,7 mil toneladas) do volume total de pães consumidos na região.

Dentre os pães industrializados, o destaque fica com os fatiados (também conhecidos como pães de forma), que respondem por 19,9% (14,6 mil toneladas) do mercado. Em seguida aparecem os especiais com 4,8% (3,5 mil toneladas) e as bisnaguinhas, com 4,2% (3 mil toneladas).

No que se refere à penetração, o pão de forma branco lidera, com presença em 90,5% dos lares da região. As bisnaguinhas aparecem com 61,8%. No universo dos pães de forma diferenciados, a pesquisa aponta penetração de 35,4% para os produtos light (1,4 mil tonelada), com 2,3% de participação no share da região; e de 56,3% para os pães com grãos, com share de 4,8% (3 mil toneladas).

No interior do estado de São Paulo, a Kantar mostra uma penetração de 91,8% dos pães industrializados. O destaque ficou para os pães de forma, com 25,9% (16,4 mil toneladas) do mercado e 86,9% de penetração; e para os pães com grãos, atingindo 7,2% (4,5 mil toneladas) de participação de mercado e 46,7% de penetração na região.

A pesquisa da Kantar WorldPanel analisou, durante o ano de 2018, uma mostra de 11.300 lares que retratam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. De acordo com o estudo, a Grande São Paulo lidera o consumo, respondendo por 18,3%; em seguida vem as regiões Sul (18,2%), Leste e Interior do Rio de Janeiro (16,8%), Interior de São Paulo (15,9%), Norte e Nordeste (12,5%), Grande Rio de Janeiro (12,1%) e Centro-Oeste (6,1%). Em 2018, o total de vendas de pães industrializados no país foi de 401,2 mil toneladas, segundo dados da ABIMAPI.

Para Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, a indústria está atenta às especificidades e aos hábitos dos consumidores das diversas regiões do país. “A análise de tendências e o investimento em novos produtos são fundamentais para que o setor de pães industrializados continue cada vez mais presente na alimentação dos brasileiros. “Além de serem apresentados em uma infinidade de formatos e tipos (integrais, light, com ingredientes especiais, como linhaça, aveia, centeio e frutas secas etc.), os pães industrializados têm vida útil longa e são práticos e nutritivos”, diz.

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