Panetones crescem 29% e movimentam R$ 1,2 bilhão

A categoria de panetones movimentou R$ 1,2 bilhão entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, com crescimento de 29,6% em valor e 7,3% em volume, totalizando 49,7 mil toneladas vendidas no período. A penetração aumentou 1,6 ponto percentual, alcançando 62,9% dos lares brasileiros. Os dados são da Kantar e foram encomendados pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados). “Além do apelo tradicional, a categoria vem conquistando espaço com novas ocasiões de consumo, formatos mais indulgentes e maior penetração entre os públicos das classes C e D”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.

Produtos

Os panetones recheados registraram o maior crescimento em valor, de 41,3%, alcançando faturamento de R$ 149,4 milhões e representando 12,6% do total da categoria. O segmento foi o que mais agregou valor, impulsionado por versões mais indulgentes, sabores exclusivos e posicionamento premium. Os panetones com gotas de chocolate cresceram 27% em valor (R$ 542 milhões) e 6% em volume (21,5 mil toneladas). Já as versões com frutas cristalizadas avançaram 28,7% em valor e 7,3% em volume.

Canais

Outro destaque do estudo é a força do atacarejo, que cresceu como ponto de venda de panetones e em regiões como Nordeste e o estado de São Paulo. Também foi identificado um desempenho relevante das redes regionais no Sul e um leve recuo do panetone como presente. “Mesmo com desafios como o aumento das temperaturas no verão e a menor percepção de panetone como item para presente, a categoria se mostrou sólida e adaptável. O consumo próprio cresceu, o atacarejo ganhou espaço como canal de vendas, e a busca por panetones mais indulgentes se intensificou”, explica David Fiss, diretor da Kantar.

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