Exportações de empresas participantes chegaram a US$251,33 milhões, 26% a mais que total previsto para o ano passado
O projeto setorial Amazing Foods Brazil, criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), superou a maioria das metas propostas para o ano de 2024, com especial destaque às vendas internacionais de empresas associadas, que chegaram a US$251,33 milhões, 26% a mais do que o valor esperado para o período. Os números também foram positivos em volumes exportados (chegando a 180,1 mil toneladas em 2024, contra 168,7 mil toneladas em 2023).
“As exportações das empresas integrantes do projeto setorial cresceram tanto em valor (8,6%), quanto em volume (6,8%) no período 2023/2024 e pela primeira vez em nossa história ultrapassamos a marca de 100 destinos de exportações com total de 105 países, mais da metade com crescimento (54% dos destinos)”, celebrou Rodrigo Iglesias, diretor internacional da ABIMAPI e Gerente do Projeto Setorial Amazing Foods Brazil. Os resultados de expansão internacional das 91 empresas atendidas pelo projeto no ano passado (sendo 66 exportadoras), aconteceram quando o mercado brasileiro observou queda de 36,8% nas vendas internacionais, corroborando a eficácia das ações do projeto.
Os 10 principais destinos das exportações de nossas empresas em valor em 2024 foram (por ordem de importância no ranking) foram: Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Reino Unido, Argentina, Chile, Peru, Nigéria e Japão. As exportações para Nigéria impressionaram em 2024: saltaram de USD 36 mil para USD 6,2 milhões (ou 22 toneladas para 21 mil toneladas) passando para o top 10 destinos do projeto setorial;
O projeto setorial teve participação relevante nas exportações para diversos países, especialmente na África (participação acima de 80% nas exportações totais do Brasil): Chade, Somália, Sudão do Sul, Uganda, Mali, Guiné Equatorial, Gabão e Seicheles.
Biscoitos brasileiros: top de vendas globais
Considerando os resultados por grupo de produtos, os biscoitos continuam liderando as vendas internacionais de empresas do projeto setorial (com 34% de participação da cesta exportadora), seguido por pães e bolos (20%), trigo e cereais (16%), sobremesas e produtos em pó (15%), massas alimentícias (9%) e molhos, geleias e temperos (5%).
O projeto setorial representa parcela superior a 70% do total exportado pelo Brasil ao mundo para (em 2024): torradas (NCM 19054000), panetones (NCM 19052010), massa instantânea (NCM 19023000), pão de forma (NCM 19059010), macarrão grano duro (NCM 19021900), milho processado (NCM 11042300) e biscoitos (NCM 19053100);
Entre os produtos que tiveram excelente desempenho com alavancagem superior a 80% no período (exportações acima de mil toneladas) estão: tapioca (NCM 19030000), preparações de cereais para alimentação infantil a exemplo de mingau (NCM 19011090), farinha de milho (11022000), bolos e biscoitos especiais (NCM 19059090), além de sobremesas geladas incluindo açaí (NCM 20098990).