Categorias como alimentos, bebidas, higiene e beleza se destacam na Black Friday deste ano

De acordo com a Shopping Brasil, empresa especializada em pesquisa de ofertas no país, de 2023 para 2024, o volume de ofertas de tabloides e redes sociais de Black Friday cresceu 123%, e a edição deste ano deve ser ainda maior. Mais próxima de dezembro, a data deve estender o ciclo promocional, já que a Cyber Monday, assim como em 2024, também acontecerá no mês seguinte, ampliando a relevância das ofertas no calendário do consumo. Se antes a Black Friday era quase sinônimo de eletrônicos, agora quem rouba a cena são os bens de consumo de giro rápido (FMCG). Categorias como alimentos, bebidas, higiene e beleza passam a ditar as regras e mostrar que a sazonalidade foi além da compra de grandes itens.

Categorias

Bebidas são as protagonistas, representando de 60% a 70% dos Top 10 itens mais ofertados, principalmente destilados e energéticos. Em mercearia, os destaques ficam com biscoitos, chocolates e salgadinhos – indulgências de baixo desembolso que traduzem o “pequeno prazer acessível”. O segmento de Higiene e Beleza ganhou 3% em 2024 se comparado a 2023, puxado por cuidado infantil e higiene bucal. Nos perecíveis, frutas, legumes, verduras e margarinas aparecem com força e, em limpeza, itens como fraldas, sabonetes e produtos para lavar roupa e louça têm alta presença. Já os eletrônicos e bazar, segundo a Shopping Brasil, continuam relevantes, mas dividindo espaço: air fryers, celulares, impressoras e até panelas de pressão seguem como ícones da sazonalidade.

Sexta-feira em destaque

Ainda de acordo com o levantamento, 82% das ofertas com apelo Black Friday estão concentradas em novembro, apesar de alguns “spoilers” ao longo do ano. Às sextas-feiras concentram 44% das ofertas de novembro de 2024, contra 28% em 2023. Aqueles descontos exclusivos para clientes fidelidade das bandeiras representam 46% das ofertas com algum tipo de mecânica. Houve também crescimento das ofertas do tipo “compre a primeira, ganhe desconto na segunda/unidade seguinte” — modelo que subiu 4% em um ano.

Comportamento do consumidor

Presentes de Natal são cada vez mais antecipados para novembro, aproveitando os descontos mais agressivos. Além disso, o Dry January (movimento de consumo consciente de álcool) já aparece no sortimento: algumas bandeiras lançaram materiais exclusivos da Black Friday com bebidas sem álcool. “As ofertas deixaram de ser exceções táticas e se tornaram parte central da estratégia de varejistas e indústrias. Na Black Friday, isso fica ainda mais claro: categorias como fraldas, chocolates e cápsulas de café dividem espaço com destilados e produtos de limpeza, conquistando um consumidor que busca conveniência e preço”, afirma Renata González, sócia e diretora comercial da Shopping Brasil.

Pesquisar
Veja também:
Comer Com Ciência lança site ampliando ações de comunicação do Ital com ...
Acesse a notícia: Comer Com Ciência lança site ampliando ações de comunicação do Ital com a sociedade
Aberto edital para parcerias no programa trigo baixo carbono
Acesse a notícia: Aberto edital para parcerias no programa trigo baixo carbono
Dia Mundial do Macarrão: item está na mesa de 99% dos lares brasileiros
Acesse a notícia: Dia Mundial do Macarrão: item está na mesa de 99% dos lares brasileiros