EMPRESÁRIOS PAULISTAS SINALIZAM OTIMISMO EM SETEMBRO, CONFORME DADOS DO ICEI-SP

Pequenas e grandes empresas mantêm o pessimismo registrado em agosto, as de médio porte seguem otimistas

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de São Paulo (ICEI-SP) fecha setembro em 50,9 pontos. O aumento de 1,5 ponto em comparação a agosto (49,4 pontos) e o registro 0,8 ponto acima do apontado em setembro/23 (50,1 pontos) representa a mudança do pessimismo para otimismo na leitura atual. Acima dos 50,0 pontos, há indicativo de otimismo dos empresários industriais paulistas.

Nesta leitura, como no mês anterior, apenas os industriais das empresas de médio porte apontam otimismo, com 54,0 pontos. As empresas de pequeno porte registram 49,4 pontos e as grandes 49,8 pontos. Enquanto as pequenas e as grandes mantêm o pessimismo registrado em agosto (47,7 e 49,1 pontos, respectivamente), as empresas de médio porte seguem otimistas assim como no último mês, quando estava em 51,4 pontos.

Indicador de condições atuais

O indicador de condições atuais marca 47,9 pontos em setembro. Apesar do aumento de 2,0 pontos em comparação a agosto/24 (45,9 pontos), o dado segue abaixo da linha dos 50,0 pontos e mantém a sinalização de pessimismo.

Os empresários das pequenas (45,8 pontos) e grandes indústrias (47,3 pontos) indicaram pessimismo em relação as condições atuais, enquanto os das médias (50,5 pontos) sinalizaram otimismo.

O pessimismo está presente também no resultado de dois dos três componentes do indicador. Os empresários sinalizam a estabilidade das condições da empresa (49,9 pontos), o pessimismo em relação as condições do estado de São Paulo (48,7 pontos) e da economia brasileira (43,7 pontos).

Resultados acima de 50,0 pontos indicam confiança, enquanto abaixo representam falta de confiança com as condições atuais

Resultados acima de 50,0 pontos indicam confiança, enquanto abaixo representam falta de confiança com as condições atuais

Indicador de expectativas

Para os próximos seis meses os empresários industriais paulistas sinalizam otimismo, com o registro de 52,4 pontos do indicador em setembro. Frente a setembro/23 (52,2 pontos) o resultado apresenta um leve aumento, de 0,2 ponto. Na passagem mensal de agosto/24 (51,2 pontos) para setembro, marca uma alta de 1,2 ponto, que mantém o indicador acima da linha dos 50,0 pontos.

As empresas de pequeno (51,2 pontos), de médio (55,8 pontos) e as de grande porte (51,0 pontos) apontam otimismo em setembro.

Entre os componentes das expectativas, as condições da empresa (55,2 pontos) e as condições da economia brasileira (53,3 pontos) sinalizam otimismo, ao se manterem acima da linha dos 50,0 pontos. Por outro lado, as condições do estado de São Paulo (46,8 pontos) são pessimistas em setembro.

Resultados acima de 50,0 pontos indicam confiança, enquanto abaixo representam falta de confiança para os próximos 6 meses

Resultados acima de 50,0 pontos indicam confiança, enquanto abaixo representam falta de confiança para os próximos 6 meses

Pesquisar
Veja também: