Inovações em trade das indústrias

Fabricantes de bens de consumo marcaram presença no evento com cases de sucesso planejados a quatro mãos, lançamentos e dados para impulsionar as categorias no varejo alimentar, sempre com foco em trade marketing.

AMBEV Zero álcool em
crescimento ma tendência que tem um impactado a categoria de cervejas é a saudabilidade. “Opções sem álcool ainda têm muito espaço para crescimento no Brasil: 62% do volume é incremental e 40% das pessoas que compram não são consumidores de cervejas, por isso o segmento aumenta a penetração”, explicou Manuela Telles, diretora de trade marketing. Em consonância com a proposta, a Ambev apresentou em seu estande a Corona Zero Sunbrew, sem alcool ou glúten e com vitamina D; e a Stella Artois Pure Gold, puro malte, sem gluten e com menos calorias.

AB MAURI
Creme de avela crocante ançado há cerca de 10 meses, o Creme de L Avelă Crocante da Ovomaltine está superando as expectativas, segundo Janaína Araujo, analista de trade marketing da AB Mauri. “Tínhamos há cinco anos o creme suíço. Depois de vários estudos, repaginamos a fórmula, que agora é nacional. Tem a mesma qualidade, mas o preço ficou mais atrativo. Dessa forma, ganhamos muito mercado, tanto em share valor quanto na distribuição do produto.” A empresa também destacou os cinco sabores de mistur para bolo da marca, lançados no início do ano passado. “O produto tem flocos de Ovomaltine e é o único creme de avelã crocante do mercado. Com preço mais atrativo, está ganhando performance”
JANAÍNA ARAUJO
Analista de trade marketing da AB Mauri

BAUDUCCO
Biscoito com sabor de bala

Empresa apresentou seu tradicional

A portfólio com o objetivo de mostrar ao varejista um modelo de ativação. Outro destaque, com direito a degustação, foi o Cookies Fini, nos sabores e cores das balas de gelatina dentadura e tubes pinta língua. “Trouxemos também o Choco Biscuit e o biscoito de especiarias caramelizado”, disse Eduardo Abritta, diretor de trade marketing. O espaço da empresa contou ainda com a brincadeira da roleta valendo produtos de brinde. “O Cookies em collab com a Fini está fazendo bastante sucesso e ajudando a trabalhar inovação e diferenciação”
EDUARDO ABRITTA
Diretor de trade marketing da Bauducco

BARILLA Agregando valor a uma commodity
A Foodla ronto soviu massa fusilli grano duro com molho de tomate basílico envolvido com pesto de manjericão e azeite,
além de lascas de parmesão. “Nosso objetivo não é degustar uma massa, mas mostrar que é possível chamar a atenção do shopper e entregar valor para a mercearia seca e categoria de macarrão, que é uma commodity. Uma composição simples, mas que tem sabor e textura incríveis e valor agregado alto. E uma ativação bacana para trazer soluções de consumo”, explicou Ana Santos, head de trade marketing.

BETTANIN Praticidade em destaque que o shopper espera?O De acordo com Cristiane Silveira, gerente de trade marketing, merchandising e inteligência de mercado, é a “loja perfeita”. Ou seja, com materiais de vendas e precificação corretos, planograma racional, entre outros fatores que façam a categoria se tornar um destino ou abastecimento. Além disso, a Bettanin oferece o serviço de gerenciamento por categoria, que possui uma classificação específica para identificar os
clientes potenciais.

CARGILL Inovação e sabor para cozinhar tradicional linha de atomatados.

A marca Elefante ganhou, em meados do primeiro semestre, duas novas versões já temperadas. Os sabores são Elefante Strogonoff, com mostarda e molho inglês, e Elefante Carne de Panela, com toque de cebolinha. A Cargill também destacou em
seu estande os óleos Liza Fritura e Liza Bolos e Doces com 500 ml. “O produto tem essência de baunilha. A embalagem menor foi pensada para as novas configurações de famílias, que diminuíram”, disse
Leticia Covre, gerente de trade marketing. “A intenção é que as novidades
joguem com os outros na gôndola.
Recomendamos expor tudo junto”
LETICIA COVRE
Gerente de trade marketing da Cargill

DANONE Visibilidade e educação
para elevar sell out explorar pontos extras, trazer , varias possibilidades de ocasiao de consumo e educar o shopper são iniciativas que elevam o sell out nas categorias. Esse foi o insight do estande da Danone. No palco, Juliana Moreti, diretora de trade marketing & merchandising, destacou a importância do planejamento conjunto. “Para construir um JBP brilhante é preciso seguir 4 passos: ter o shopper como peça central, identificar as oportunidades, criar valor e acompanhar o resultado.” Um case com o Grupo Mateus confirma o sucesso da prática. “Em 2024, houve um aumento de 36,8% no sell out.
logurtes cresceram 34% e YoPRO, 22%”

KELLANOVA

Collabs em snacks novação por meio de collabs é a estratégia da Kellanova. A marca Pringles lançou uma linha em parceria com a Free Fire e, agora, acaba de lançar a linha Gostinho Brazuca, com sabores como pimenta biquinho e galinha caipira. No caso dos biscoitos, a empresa fez uma parceria para o desenvolvimento da linha Jurassic World. “Lançamos três sabores, que representam os personagens do filme Jurassic Park”, contou Marcelo Laks,
diretor de trade marketing.
Kellanova
PRINGLES
ORIGINAL “Uma novidade, que ainda vai chegar em setembro, é o cereal
Sucrilhos com Ovomaltine.
Temos também o Sucrilhos Mix, que combina a versão
original com chocolate”
MARCELO LAKS
Diretor de trade marketing da Kellanova

M. DIAS BRANCO
Aposta em shopper e inovação
Para ampliar valor, a companhia aposta na educação do shopper, planogramas diferenciados e visibilidade no PDV. Sem contar o foco em ocasiões de consumo e no “efeito ampulheta”, que leva itens básicos ao premium. “Estamos reforçando os biscoitos salgados da Piraquê e os queijos nachos Frontera, além das marcas com apelo para a saudabilidade, a Fit Food e a Jasmine”, destacou Eduardo Almeida, especialista de marketing. A empresa também expôs no estande o Lámen Zero Fritura, que possui ainda menos sódio.

Pesquisar
Veja também: