Brasil levou mais de 5 mil toneladas do produto para todo o mundo em 2024
O panetone, um ícone das festas de fim de ano, é um produto destaque nas
exportações brasileiras, especialmente para os membros da Associação Brasileira das
Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi).
Em 2024, foram exportados 5,2 mil toneladas de panetones, correspondente ao
faturamento de USD 21,2 milhões (cerca de R$ 121,9 milhões).
Rodrigo Iglesias, Diretor Internacional, explica que o panetone é o quarto produto mais
relevante da pauta exportadora da cesta Abimapi, logo atrás dos biscoitos. “A
importância do panetone é ainda mais evidente quando se observa que as exportações
das empresas associadas representam 95% de todos os panetones brasileiros
exportados para o mundo”, explica.
Além do volume, o panetone se destaca pelo valor de mercado considerando os
investimentos na composição dos produtos, além das embalagens presenteáveis. “Em
2024, o preço médio FOB do panetone exportado foi de USD 4 por kg (cerca de R$
21,70 por kg) – o produto com maior valor agregado do setor considerando os preços
de embarque USD/kg”, pontua o diretor. O panetone tradicional de frutas é a porta de
entrada para o desenvolvimento da categoria, mas são os recheados e com gotas de
chocolate que estão diferenciando as marcas brasileiras no exterior.
A sazonalidade também é uma característica marcante das exportações de panetone,
com os embarques iniciando em julho, mas se concentrando em agosto ou setembro,
terminando em janeiro com o fim da campanha nos pontos de venda pelo mundo.
Novos horizontes
O panetone brasileiro atravessa os oceanos chegando em todos os continentes. A
diversificação dos destinos é recente, conquistada pós pandemia por meio de
campanhas, estratégias de trade marketing e promoção comercial em feiras
internacionais com apoio do projeto setorial Amazing Foods Brazil, parceria entre
Abimapi e ApexBrasil. “Por meio do programa de fomento às exportações, as empresas
do setor participaram de mais de dez feiras internacionais no Brasil e pelo mundo, só
em 2025, em busca da ampliação das exportações e diversificação dos destinos. De
janeiro a agosto de 2025, mais que dobramos (crescimento de 146% em valor e 140%
em volume) nossas exportações de panetones para todo o mundo, se comparado ao
mesmo período de 2024. O produto brasileiro alcançou a marca de 11,2 milhões de
dólares e 2,9 mil toneladas até o momento”, explica Iglesias.
O mercado dos EUA é o maior comprador dos panetones brasileiros. Em 2024, foram
3,2 mil toneladas sobre faturamento de USD 12,1 milhões (ou cerca de R$ 70 milhões).
“Em 2025, mesmo com a taxação de 50% aos produtos brasileiros, nossas exportadoras
manterão os projetos estruturados para distribuição de panetones. Foram antecipados
embarques e muitas negociações para garantir continuidade às campanhas. São
vendas super planejadas e estruturadas porque são muito estratégicas devido ao
retorno do produto para as marcas e o alto valor agregado do item, com poucas opções
de substitutos”, pontua. “Até agosto deste ano, as exportações de panetone para os
Estados Unidos cresceram 130%, embarcamos 1,8 mil toneladas, com faturamento de
6,7 milhões de dólares. Esperamos concluir 2025 mantendo o volume de embarques
ao país”, afirma o Diretor.
Rodrigo explica que as empresas exportadoras já possuem experiência nas negociações
internacionais, iniciando os anos fechando os principais contratos para as vendas de
panetones no 2o semestre. Assim, o início dos embarques de panetones em julho deste
ano sinalizam incremento das exportações que vão além do mercado norte-americano.
Japão, México, Venezuela, Peru, Canadá, República Dominicana e Chile cresceram mais
de cinco vezes até o momento. “Isso mostra maior planejamento estratégico das
empresas para desenvolver o portfólio sazonal de panetones no mercado externo”,
conclui.
Salão do Panetone
O 4o Salão do Panetone, realizado em 11 de setembro de 2025, em São Paulo, reunirá
imprensa, influenciadores e as principais marcas do setor para apresentar
lançamentos, ativações e tendências de mercado.
“Nosso setor está preparado para fortalecer ainda mais o panetone no Brasil e
expandir sua presença no mundo. O Salão do Panetone é uma vitrine de inovação e um
espaço de conexão entre marcas, consumidores e mercado”, conclui Zanão.
Sobre a Abimapi
Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 90
empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 260 mil empregos diretos.
Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é
fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados
nos cenários nacional e internacional.
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