Panetone conquista o café da manhã dos brasileiros, aponta estudo da Abimapi

Pesquisa revela que 72% das ocasiões de consumo acontecem nesse momento
do dia; categoria movimentou R$ 1,24 bilhão no último ciclo

O panetone deixou de ser apenas um símbolo do Natal para se consolidar como um
alimento versátil, que conquistou espaço em ocasiões de consumo. Um levantamento
exclusivo da Worldpanel by Numerator, encomendado pela Abimapi (Associação
Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos
Industrializados), mostra que 72% do produto é consumido nos cafés da manhã,
especialmente entre adultos das gerações Z, Millennials e X.
O hábito de dividir o panetone também se mantém forte: 88% do ganho de novas
ocasiões de consumo, no último ciclo, foi em família ou entre amigos. Essa tendência
reflete o caráter afetivo do produto, que, cada vez mais, faz parte da rotina além das
festas de fim de ano.
Crescimento da categoria
Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, o panetone movimentou R$ 1,24 bilhão,
registrando crescimento de 29,6% em valor e 7,3% em volume, com 49,7 mil
toneladas vendidas. A penetração da categoria atingiu 62,9% dos lares brasileiros,
1,6% acima do ciclo anterior.
“Dezembro ainda concentra a maior parte do consumo, mas percebemos uma
desconcentração crescente. O panetone vem ganhando força no pré-Natal e
permanece até março na mesa dos brasileiros. Essa expansão é resultado da
reinvenção das marcas, da inovação e da democratização do acesso, com maior
presença nas classes C e D e no atacarejo”, explica Claudio Zanão, Presidente Executivo
da Abimapi.
Preferências do consumidor
O estudo aponta que os panetones recheados lideram em crescimento de valor, com
alta de 41,3% (R$149,4 milhões e 5,2 mil toneladas). Já os tradicionais com frutas
cristalizadas cresceram 28,7% em valor (R$527 milhões) e 7,3% em volume (22 mil
toneladas). Os com gotas de chocolate também mantêm força, com aumento de 27%

em valor (R$542 milhões) e 6% em volume (21,5 mil toneladas).
O tamanho preferido do brasileiro é o compartilhável: panetones entre 301g e 400g
são os mais relevantes. As embalagens em caixas de papelão representam 81,7% do
total. Já as monoporções (até 100g) estão em alta, com crescimento de 75% de
unidades consumidas entre refeições (snacking time).
“O mercado de panetones está cada vez mais presente nos lares brasileiros e ganha
relevância de consumo em todas as gerações e classes sociais. Com um sortimento
diverso e inovador desde embalagens e sabores, Panetones vem conquistando novos
lares consumidores e 164 milhões de ocasiões de consumo por semana no último
ano” explica David Fiss, Diretor Comercial de Novos Negócios da Worldpanel by
Numerator.
O Salão do Panetone
Os dados foram apresentados pela Abimapi durante o 4o Salão do Panetone, realizado
em 11 de setembro de 2025, em São Paulo. O evento reuniu imprensa, influenciadores
e as principais marcas do setor, que apresentaram lançamentos, ativações e tendências
de mercado.
“Nosso setor está preparado para fortalecer ainda mais o panetone no Brasil e
expandir sua presença no mundo. O Salão do Panetone é uma vitrine de inovação e um
espaço de conexão entre marcas, consumidores e mercado”, conclui Zanão.
Sobre a Abimapi
Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 90
empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 260 mil empregos diretos.
Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é
fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados
nos cenários nacional e internacional.

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