e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Na última quinta-feira (18), realizamos a 06ª reunião do Conselho Gestor & Associados ABIMAPI e SIMABESP, nosso último encontro de 2021. Na oportunidade, recebemos Priscila Deliberalli, economista chefe do Banco Santander, que debateu conosco a atual conjuntura do país e do mundo no âmbito econômico.

De acordo com a especialista, no Brasil, a economia registrou um crescimento acima das expectativas no 1º trimestre de 2021, apesar da piora na pandemia. Mas, o crescimento no 2º trimestre decepcionou. Até o final do ano a expectativa é de um aumento de 4,9% para o PIB, com o setor de serviços sendo favorecido pela abertura da economia. Entretanto, o cenário apresenta riscos dos gargalos na indústria e da deterioração do panorama fiscal acarretando o menor poder de compra.

Quanto a inflação, 2021 passou por aumento ininterrupto durante o primeiro semestre do ano, maior que 8%, bem acima do teto da meta do Banco Central (5,25%). Após as expectativas inflacionárias para 2022 se estabilizarem, as projeções voltaram a se distanciar da meta (3,5%).

Neste panorama, a variação do IPCA deve alcançar 10,5% em 2021 e em 2022 acima de 5%., ainda mostrando o efeito do câmbio no preço de bens industriais. A inflação de alimentos seguirá bastante pressionada, tanto por questões climáticas quanto pela forte demanda externa.

O Banco Central destacou que “apesar da melhora recente nos indicadores de sustentabilidade da dívida pública, o risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária”.

Boa parte do mundo enfrenta a subida da inflação, em processo de aceleração coordenada, inclusive países desenvolvidos que estavam com taxas muito baixas há anos. As cadeias produtivas desorganizadas no mundo ainda criam alguma escassez de matérias-primas, pressionando inflação de bens, ao mesmo tempo, a inflação de serviços começa a acelerar, na esteira da reabertura da economia.

A economia americana se recupera bem, com a vacinação avançada e substanciais estímulos fiscais e monetários provocando um forte crescimento mesmo após o novo susto da variante Delta em agosto e setembro (resistência de parte da população à vacina), os dados mostram recuperação com uma projeção de aumento de 5,9% no PIB.

A China vem adotando medidas restritivas há algum tempo. O governo deve novamente estimular crédito para compensar desaceleração na margem. No curto prazo, enchentes, racionamento de energia em algumas cidades e pandemia somam-se a retirada dos estímulos por parte do governo e as diversas medidas regulatórias.

Os materiais completos apresentados durante a 06ª Reunião estão disponíveis no Portal do Associado ABIMAPI e SIMABESP, incluindo o vídeo completo da palestra. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a presença de todos os associados e lembramos, que a agenda de reuniões para 2022 já está em nossos Portais.

 

Notícias
Após liberação da farinha de trigo transgênico, indústria brasileira diz que não vai comprar produto
 
Pandemia de Covid-19 acelera vendas on-line de supermercados
Associados
Barilla lança o corte Fusilli Bucati no Brasil
 
Lesaffre anuncia aquisição de operação da Levapan no Mercosul
 
 

 
 

 
     
 
Pequenas e médias empresas também devem adotar boas práticas de governança LGPD: o que esperar
de 2022
"Impulsiono pessoas para impulsionar processos", diz Carol Azevedo, RH do Google
 
     
     
     
 
Eventos
 
 

 

 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
As estatísticas do mês de outubro do panorama geral da cadeia do setor do trigo estão no ar! Que tal uma receita rápida, nutritiva e saborosa? Uma ótima sugestão para os dias mais frios ABIMAPI é destaque no Estadão abordando a liberação da farinha de trigo transgênica no Brasil